O artigo registra a temporada do espetáculo "Viver é Adaptar-se" de autoria de Zezinho Casanova e sua esposa Lúcia Correia, que é tetraplégica. Trata-se de uma comédia dos fatos vivenciados na luta por igualdade em situações inusitadas de pessoas com diversas deficiencias que buscam pela acessibilidade.
A ultima apresentação do espetáculo ocorreu em São Luis dia 24 de março durante a realização da V SEMANA DE TEATRO NO MARANHÃO, a peça continuará sua turner apresentado-se em Imperatriz e Alto Alegre do Maranhão,veja a matéria da Sentidos aabaixo:Inclusão já!
A campanha inclusão já, da revista sentidos, é um grito para a sociedade abrir os olhos e enxergar a realidade das pessoas com deficiência
A importância da inserção da pessoa com deficiência no convívio social é o assunto principal dos meios de comunicação. Com o impulso da novela global “Viver a vida” a sociedade tem percebido em Luciana, modelo que se tornou tetraplégica, a dificuldade de conviver com infraestrutura despreparada e preconceitos. Mas a luta pela recuperação da personagem demonstra que as pessoas com deficiência precisam de oportunidades para exercerem atividades profissionais e terem relações pessoais. Hoje são publicadas histórias de gente feliz que superaram a deficiência.
“Inserir as pessoas com deficiência na sociedade é dar estímulos para elas, pois terão chances de demonstrar que são capazes. Já presenciei em diversos locais, como no aeroporto, anões e cadeirantes trabalhando, e isso é muito rico para todos que lidam com eles. Independentemente de qualquer limitação, todos são competentes para exercer uma função.” SHEILA CARVALHO - APRESENTADORA DO PROGRAMA BOM D+ DA TV ITAPOAN DE SALVADOR
EVENTO
A Companhia Curupira de Artes Cênicas de Bacabal (MA) desenvolve peças teatrais que abordam a vida das pessoas com deficiência. O espetáculo em cartaz é o “Viver é Adaptar-se” de autoria de Zezinho Casanova e sua esposa Lúcia Correia, que é tetraplégica. Trata-se de uma comédia dos fatos vivenciados na luta por igualdade em situações inusitadas de pessoas com diversas deficiências que buscam pela acessibilidade.
PARTICIPE!
Faça como esses leitores. Colabore para a formação dos 10 mandamentos e ganhe adesivos!
ALGUNS MANDAMENTOS
1- ENEXERGUE a pessoa com deficiência como eficiente.
Robson Mauricio de Abreu – Sabará - MG
2- Dê oportunidade para a pessoa com deficiência.
Franciele Souza – Martinhos - PR
3- Os veículos de comunicação devem dar ESPAÇO para reclamar os direitos.
Kenji Teruya - São Paulo- SP
4- Ter PRECONCEITO é a maior DEFICIÊNCIA que um ser humano pode ter.
Comissão Municipal de Atuação Comunitária – Petrópolis – RJ
5- Trate seu aluno com deficit intelectual como uma pessoa com DIREITOS e possibilidades de aprender.
Cacilda Silveira – Por e-mail
6- O seu olhar pode ampliar os SENTIDOS do outro.
Rita de Cássia - Campos dos Goytacazes - RJ
7- Considere que as diferenças contribuem para o CRESCIMENTO humano.
Syária Virginia – Por e-mail
8- RESPEITE o espaço da pessoa com deficiência, não se apóie na cadeira de rodas.
Zezinho Casanova - Madre Rosa Bacabal – MA
9- Todos nós temos limitações e habilidades, por isso respeite, INCLUA e tenha uma atitude positiva a cada dia.
Maria Teresa Rímoli – São Paulo - SP
Monte frases, como se fossem dicas, para a sociedade entender o que se deve fazer para a inclusão da pessoa com deficiência.
Editora Escala - Revista Sentidos Endereço: Av. Profª Ida Kolb, 551 – Casa Verde
São Paulo/ SP – CEP 02518-000
E-mail: sentidos@escala.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário