domingo, 10 de outubro de 2010

Artistas engordam e emagrecem conforme a exigência do papel

Uai

Murilo Benício é exemplo da dedicação do ator: gordinho em Força-tarefa; fininho em Ti-ti-ti
 


Colete à prova de balas, revólver na cintura e barba por fazer. A figura é de um homem sério, que impõe respeito. Digna de um oficial de primeira linha. Com o cabelo raspado, músculos definidos e uma boa caprichada no garfo, Murilo Benício, de 39 anos, encarnou durante um ano o tenente Wilson, no seriado Força-tarefa, na Globo. No período, as roupas ficaram justas. O ponteiro da balança foi para a casa dos 92 quilos. Dez a mais do que o normal. Na tela, Murilo estava quase irreconhecível, com uma barriguinha pouco habitual. Mas a caracterização turbinou a audiência do seriado, que chegou a 23 pontos nas pesquisas de audiência.

Passado o sucesso, Murilo fez questão de voltar à boa forma física. Para isso, dispensou procedimentos cirúrgicos e dietas radicais. Em março, com a namorada Guilhermina Guinle, passou uma semana no SPA 7 Voltas, em Itatiba (SP). A hospedagem para um casal no local por sete dias custa entre R$ 5.306 e R$ 6.272. “Ele veio principalmente para reeducar a alimentação”, diz a nutricionista Gisele Giraldi, que cuidou do ator. Até então, Murilo tomava refrigerante no café da manhã e dormia de estômago cheio. No cardápio light, só 1.200 calorias. Chá e água estavam liberados e, entre as refeições, eram permitidos gelatina, porções de 50 gramas de frutas e, às vezes, pães. “Aqui, ele perdeu 2 quilos, quase 3. Mas foi só para ele se acostumar com a ideia da dieta”, diz Gisele.

Guilhermina ajudou a equipe do SPA na empreitada. “Como ela fazia aula de spinning, ele também passou a fazer”, conta Alexandre Silveira, coordenador da academia do local. Ainda no circuito, 30 minutos entre jumper, musculação e esteira. Alimentação controlada e malhação. Mas o ator não reclama. “Não achei que a dieta foi um sacrifício”, diz. Na corrida pelo peso ideal, Murilo se apropriou de um segredo da diva do pop, Madonna: o power plate, espécie de drenagem linfática. “Ele seguiu tudo com rigor. Só era preguiçoso para acordar cedo. Então, às vezes, malhava mais tarde”, diz Alexandre. Longe do spa, o ator cortou jantares em churrascarias e chocolate. O esforço de seis meses valeu. Até agora, perdeu 10kg. Quer se livrar de mais 3 e ficar com 73kg.

Atualmente na novela Ti-ti-ti, Benício diz que ficou admirado com sua disciplina. E seu colega de cena, Alexandre Borges, de 44 anos, também entrou na onda. “Emagrecer deu mais credibilidade para fazer o Jacques Leclair (estilista que ele interpreta na trama da Globo)”, conta Borges. “Mas as minhas roupas largas estão todas no armário, para quando engordar de novo”, brinca Alexandre. No café, ele come mamão com granola, amêndoas e castanhas. No almoço, arroz integral, legumes e grelhados. Ultimamente, tem evitado doces como pavê, seu predileto. Assim, mandou embora sete quilos e hoje está com 73kg.

Efeito ioiô
Para interpretar Cazuza, em Cazuza – O tempo não para (2004), Daniel de Oliveira (foto) emagreceu 11kg em três semanas

Tom Hanks pesava 90kg no começo das gravações de Náufrago (2000) e perdeu 20kg para filmar o fim do longa-metragem

George Clooney teve problemas nas costas por engordar cerca de 15kg e viver um agente da CIA em Syriana (2005)

As filmagens de Touro indomável (1980) foram interrompidas por quatro meses, enquanto Robert De Niro engordava 27kg

Nenhum comentário:

Postar um comentário