domingo, 10 de outubro de 2010

Inscrições para Festival de Teatro Estudantil encerram-se dia 20

FONTE: Imirante, com informações da Secma
As inscrições para o 15º Festival Maranhense de Teatro Estudantil, um dos mais importantes e consagrados eventos da agenda cultural do estado, estão abertas até o dia 20 deste mês, no Centro de Artes Cênicas do Maranhão (Rua de Santo Antônio, 161, Centro), das 14h às 20h30. O evento será realizado de 8 a 15 de novembro nos teatros Arthur Azevedo, João do Vale e Alcione Nazareth.A Secretaria de Estado da Cultura (Secma) informa que além do Centro de Artes Cênicas (Cecem), os interessados têm a opção de efetuar suas inscrições via correio ou por e-mail(cacemteatro@hotmail.com e cacem@cultura.gov.ma.br).
A Secma promete um Festival com muita inovação este ano, cujo caráter não-competitivo da edição, é uma delas. Todas as peças serão encenadas na modalidade de amostragem do trabalho, conforme explica o diretor do Cacem, Domingos Tourinho.
“Essa forma de realizar festivais já é comum em diversos locais do Brasil. Decidimos adotá-la este ano para ampliar a participação das escolas. Queremos realizar uma festa ainda maior que nos anos anteriores”, justifica, lembrando que a decisão pelo caráter não-competitivo deste festival foi tomada em conjunto com professores de escolas públicas e particulares.
Segundo Tourinho, a opção pela amostragem de trabalhos está sendo festejado, sobretudo, por estudantes de escolas públicas, ao alegarem que as instituições de ensino privadas têm maiores chances de vencer as competições. “Eles falam que estudantes da rede particular têm maiores condições financeiras de apresentarem peças mais bem elaboradas”, comentou.
A modalidade não-competitiva, ainda, pode ampliar a participação de escolas de outras cidades maranhenses, diz Tourinho. Ele conta que já está em contato direto com diversos agentes culturais de Alcântara, Arari, Itapecuru Mirim, Vitória do Mearim e Codó. “Mas vamos intensificar os contatos, pois queremos o maior número possível de participantes de outras cidades. A idéia é fazer uma grande festa da inclusão”, afirma.
O diretor do Cacem revelou, ainda, que a coordenação está pensando em outras ações inéditas para esse 15º Festival Maranhense de Teatro Estudantil. “Uma possível premiação a escolas que participaram de todas as edições pode ser uma delas. Também queremos identificar as contribuições que o Festival teve no processo educacional e, quem sabe, elaborar algum tipo de homenagem”, conta Domingos Tourinho.
Estrutura
A abertura acontece no dia 8 de novembro, em horário ainda a confirmar, no Teatro Arthur Azevedo. A peça escolhida para abrir o Festival é Educat’s, montagem com alunos do Colégio Educator, sob a coordenação do professor Sérgio Helal, que se baseou no musical Cats, do poeta, dramaturgo e crítico literário americano T. S. Eliot.
As apresentações dos grupos serão realizadas concomitantemente, de 9 a 12 de novembro no João do Vale e de 9 a 13 no Alcione Nazareth, ambos na Praia Grande, no período matutino e vespertino. “Faremos assim devido ao número de escolas que esperamos inscrever e também por que estipulamos 19h como horário-limite para finalizar as apresentações diárias”, justifica Domingos Tourinho.
Para encerrar, também no Arthur Azevedo, será apresentada a peça A peste e outras pestes, uma adaptação do romance A Peste, do escritor e filósofo francês Albert Camus. “O trabalho é dos alunos do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), sob a responsabilidade do professor Inaldo Lisboa”, informa o diretor do Cacem.
Este ano, em virtude de ser mostra não-competitiva, todos os participantes receberão certificados como premiação, além do troféu Cosme Júnior de honra ao mérito. “Mas não teremos nenhum tipo de categoria. Todos receberão”, afirma Tourinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário